O que se quer dizer com isso é que existe uma força gravitacional, ou força da gravidade, que aparece entre dois corpos quaisquer.
Exemplo:
Você já notou que a Terra nos mantém grudados nela? Ou a Lua que nunca caiu na Terra, as estrelas e outros corpos...
Um outro exemplo e que, essa força faz com que os objetos comuns caiam no chão, e os mais pesados nós nem conseguimos levantar.
Então, essa força faz também nascer uma estrela. As estrelas nascem de gás e poeira que existe no Universo, o gás é principalmente de hidrogênio e a poeira é constituída por minúsculas partículas sólidas. Resumidamente, as estrelas nascem de nebulosas interestelares que são imensas nuvens escuras de gás e poeira. Onde entra a força da gravidade?
Essa força faz com que as nebulosas interestelares se unam formando uma massa de estrela. Assim surge uma estrela!
A força gravitacional aumenta a atração de dois corpos com o tamanho da massa, e diminui com a distância entre elas.
Por exemplo, no sistema solar, a maior massa é da estrela sol, e os planetas são atraídos pela estrela ,por isso os planetas giram em torno dela. E o planeta mais próximo do sol vai girar mais rápido do que os mais afastados.
Adrina Rodrigues
Um comentário:
Olá, Adriana!
Ótima a tua postagem, ficou muito clara a relação entre a gravidade e a massa/matéria na formação das estrelas. Além disso, as ilustrações foram bem intercaladas ao texto, cada uma explicitando visualmente a sequência de informações/afirmações. Em relação às postagens do ano passado, você avançou bastante, tanto em clareza quanto na concisão, e está se soltando mais, "ousando" escrever mais com suas próprias palavras. Parabéns!
Faço apenas uns pequenos reparos quanto a possíveis falhas de digitação, mas falaremos sobre isso no próximo encontro.
Abraço grande, bons caminhos e pesquisas...
Prof.Raul
Postar um comentário