segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Novidades...

Astrônomos de um grupo internacional anunciaram nesta quarta-feira (31) a descoberta de três novos planetas "extra-solares", que têm tamanhos similares aos de Júpiter.
A descoberta foi feita por membros do instituto Wide Angle Search for Planets (Wasp), por meio de "super câmeras" instaladas na África do Sul e nas Ilhas Canárias, que monitoram estrelas em todo o céu.
Os planetas receberam os nomes de Wasp-3, Wasp-4 e Wasp-5 e dão seqüência à série de descobertas feitas pelo grupo. No ano passado, foram localizados os planetas Wasp-1 e Wasp-2.

Esses planetas são chamados "extra-solares", pois não orbitam em torno do sol. Sua trajetória está associada a estrelas. De acordo com o instituto, mais de 200 planetas como esses são conhecidos pelos astrônomos.

"Todos os três planetas são similares a Júpter, mas eles estão tão próximos de suas estrelas que o 'ano' ali dura menos de dois dias. Eles têm um dos menores períodos orbitais já descobertos", afirma o cientista, em comunicado.

"Estar tão perto de suas estrelas faz com que a temperatura de superfície dos planetas chegue a mais de 2.000ºC, então é improvável que haja vida lá", complementa.

Os planetas Wasp-4 e Wasp-5 foram descobertos por meio de câmeras instaladas na África do Sul e podem ser vistos do hemisfério Sul. Já os outros três planetas encontrados pelo grupo são vistos do hemisfério Norte.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u341506.shtml

Adriana Rodrigues + Raphael Muniz + Folha Online.

Um comentário:

Prof. Raul Motta disse...

Olá, Adriana:
São tantas as conversas que às vezes me perco... Fiquei com uma dúvida: já te passei o link do Canal Espaço da Folha de São Paulo on line? É uma espécie de revista dentro do jornal com notícias que envolvem astronomia. Bom, na dúvida, te passo agora o link de acesso:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2009/espaco/

No momento, a notícia mais importante por lá é a seguinte: “Estrela está prestes a engolir planeta gigante, indica estudo”, e pode ser acessada pelo link:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u615601.shtml


Você pode acessar sempre [pelo primeiro link], que as notícias são atualizadas periodicamente, sempre vão haver novidades.

Abraço grande,

Prof.Raul

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios