quinta-feira, 10 de setembro de 2009


Observando o céu, gregos, babilônios e outros povos da Antiguidade perceberam uma diferença entre dois grupos de astros. Um grupo foi chamado de estrelas errantes ou planetas. Os do segundo tipo são os que hoje chamamos de estrelas.






Vamos ver algumas diferenças entre dois grupos de astros.

Planetas e estrelas



Por causa dos movimentos da Terra, as constelações parecem mudar de posição, embora a posição de uma estrela em relação a outra pareça fixa. Na realidade as estrelas se movem umas em relação as outras,mas esse movimento é lento e difícil de ser percebido, a não ser ao longo de muitas gerações. Isso facilita o nosso trabalho de identificar as estrelas e as constelações.


Já o movimento dos planetas é facilmente percebido: eles se movem com certa rapidez, tanto em relação aos outros planetas quanto em relação ao fundo das estrelas, em alguns casos mudando de posição em questão de horas.





Outra diferença é que, enquanto os planetas têm, geralmente, um brilho fixo, contínuo, as estrelas ficam "piscando", mudando. ( já reparou, quando olhamos o céu a noite, as estrelas piscam e outras são fixas, então essas fixas são os planetas).

Mas, ao contrário das estrelas, os planetas não têm luz própria, isto é, não são capazes de gerar sua própria luz, como acontece com as estrelas. O brilho de um planeta (e também dos satélites naturais, como a lua) vem da luz que ele reflete do Sol.

Há cinco planetas que podem ser visto a olho nu no céu, sem telescópios, binóculos ou lunetas: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Urano pode ser visto às vezes, em noites límpidas.

Mercúrio e Vênus podem ser vistos antes do amanhecer e logo depois do crepúsculo. Marte, Júpiter e Saturno podem ser visto a noite, dependendo do ponto em que estão da sua órbita.

O brilho dos planetas varia ao longo do ano, em especial o de Vênus e o de Marte.

Com auxílio de telescópios, mais três planetas foram descobertos: Urano, Netuno e Plutão. Junto com seus satéletes, com o Sol e mais alguns corpos celeste, como os asteróides e cometas, todos esse planetas fazem parte do sistema solar. Esses corpos se mantêm girando em torno do Sol pela ação da atração gravitacional, como vimos no blog.

(Pesquisa feita em livros).

Adriana Rodrigues

4 comentários:

Prof. Raul Motta disse...

Parabéns, Adriana!
Mesmo quando você retoma algum tópico já abordado, sempre acrescenta alguma nova informação, aprofundando o assunto...
Gostei bastante deste gráfico/diagrama mostrando o deslocamento de uma estrela com o passar dos anos - como sempre, você demonstra muita capacidade de unir palavra e imagem, o que torna a leitura mais prazerosa e os textos mais compreensíveis!
Abraço, tudibom e inté amanhã,
Prof.Raul

Raphael disse...

Boa, Adriana.
Confesso que não li tudo por um pouco de preguiça, mas pelo que eu vi realmente está de parabéns.
Seu blog tende a melhora cada vez mas ...
Surpreendente mesmo;
Abraços.

HoB disse...

ta escrevendo bem maninha, gostes do que você escreveu, se professor tem razão, consegui unir bem os elementos gráficos com escrito, a colocou um texto informativo e agradável de ler :)
Continua assim que você vai longe

Vinícius disse...

Poxa,você sabe que eu não sou bom para comentar nada,mas tudo bem.Vou fazer o meu melhor:

Seu blog é muito legal,desde a primeira vez que você me mostrou,mesmo eu não sabendo quase nada de astronomia,eu percebi no seu olhar que era uma coisa que você gosta de fazer e é isso que o torna especial pra mim.Você pode até não acreditar mas eu gostei muito do que eu li e aprendi bastante também.Eu fico muito FELIZ por saber que você é FELIZ fazendo algo que te deixa FELIZ(brincadeira =D).Eu vejo que você tem se dedicado bastante nesse blog e tomara que isso venha a trazer benefícios pra você um dia.Você debate e explica assuntos muito complexos e com um certo "jogo de palavras" torna o blog muito explicativo pra qualquer tipo de pessoa.Claro que tem uns errinhos aqui e outros lá mas ninguém é perfeito,né?Você tem muito futuro no que faz e que DEUS venha estar abrindo portas abençoadas pra você no futuro.Bom,eu acho que eu já comentei demais."Puxa-saquismo" tem limite(rsrsrs).Continue deste jeito,esforçada e decidida em tudo que você fizer,que,com toda a certeza,eu posso dizer que você vai longe!Tchau!!!

*Obs:Até agora eu não consegui ler esse blog todo!AFF!!!!

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios