quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pela luz conhecemos uma estrela

O que acontece quando você aproxima ou afasta uma lanterna acesa?

É claro que quanto mais próxima a luz estiver, mais iluminada ela fica.

De modo parecido, duas estrelas que irradiam a mesma intensidade de luz, mas estão a distâncias diferentes da Terra, terão brilhos diferentes.

Analisando a luz das estrelas, os astrônomos são capazes de descobrir não apenas a distância em que elas estão, mas também qual é o seu movimento e a sua composição.

Quando um metal é aquecido, ele começa a mudar de cor a medida que a temperatura aumenta: fica vermelho-escuro, depois vermelho brilhante e, em altas temperaturas, pode ficar amarelo ou branco.
A cor das estrelas captada no telescópio também dá uma idéia de sua temperatura. As menos quentes são vermelhas, as mais quentes, amarelas ou brancas, e as ainda mais quentes são branco-azuladas (se você reparar, as cores mais quentes são as menos quentes, e as cores mais
frias são as mais quentes, cada coisa né!?)
Obs: Então nossa estrela é umas das menos quentes que é um vermelho-amarelado, (e mesmo assim ela é superquente para nós, imagine se fosse uma das mais quentes?). E no espaço, as estrelas que mais são encontradas são as brancas-azuladas.



Os astrônomos não estudam apenas a luz, mas também outras ondas eletromagnéticas emitidas pelas estrelas, como as ondas de raio X. Essas ondas são formas de energia que se propagam através de campos elétricos e magnéticos no espaço.

Ainda vamos falar sobre o raio X e muito mais, até daqui a pouco!.
Adriana Rodrigues

Um comentário:

Stephanie disse...

Nossa! O site está de parabéns.
Sou aluna do sétimo ano e precisava desse material urgente, ai, entrei nesse site e encontrei tudo que precisava. Obrigada!
Obs.: Tirei 10

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios