quarta-feira, 27 de maio de 2009

A que distâncias estão as estrelas ?


Muitas noites, quando olhamos o céu, podemos ver a luz que vem das inúmeras estrelas, Durante o dia, entretanto, a claridade do Sol não nos permite enxergá-las. Porém, se o Sol, que é a estrela mais próxima da Terra, estivesse à mesma distância que elas, ele também seria visto como um ponto luminoso reduzido, e os dias e as noites certamente seriam bem diferentes, Por outro lado, qualquer estrela que se encontrasse tão próxima de nós como o Sol teria seu brilho aumentado. Você já imaginou como seria viver num mundo com dois Sóis ?



O Sol está bastante próximo da Terra, cerca de 150 milhões de quilômetros (150000 000 Km), entretanto as demais estrelas se acham muito mas afastadas de nós, a muitos trilhões de quilômetros. Essa distância faz com que as enxergamos como pontos de luz, apesar de algumas serem bem maiores que o Sol.

Da mesma forma que não medimos a distâncias de São Paulo a Manaus em milímetros, não se costuma representar a distância entre a Terra e uma estrela em quilômetros. O motivo é simples: como esses astros estão afastados da Terra, teríamos que escrever tantos zeros que não haveria papel suficiente.


Quando se estuda o Universo, costuma-se trabalhar com distâncias muito grandes. Por isso , os cientistas usam uma medida mais ecônomica para avaliar as distâncias: o ano-luz.
Um ano-luz é a distância que a luz pecorre no espaço no período de um ano. Isso dá cerca de 9,5 trilhões de quilômetros. Você acabou de ver que a luz da estrela próxima do Centauro demora cerca de 4,2 anos-luz anos para chegar á Terra. Dizemos então que essa estrela está a 4,2 anos-luz da Terra. É simples, mas não confunda: quando falamos em ano-luz estamos falando de distância e não de tempo.
Mas como se calcula?
Para descobrir esse tempo, divimos a distância da estrela á Terra pela velocidade da luz. Só que o resultado estará em segundos. Com mais algumas contas, chegará a um resultado mais simples.
Vamos calcular agora!?


To brincando, não sou tão ruim assim, até porque não tem necessidade (só quem quiser ser astrônomo) o importante é vocês entenderem como os gênios conseguem calcular as distâncias das estrelas. E eu acho que entenderam né!?


Adriana Rodrigues
Fonte: Pesquisas feitas em livros e saites.

3 comentários:

há palavra disse...

Adriana,
ficou ótima a tua postagem. Você conseguiu passar o conceito de ano-luz com muita clareza - o que significa que você o entendeu e o "incorporou", isto é, ele agora é um conhecimento que lhe pertence.
Você sabe a origem da expressão saber alguma coisa "de cor"? Este "cor" vem de "coração"! Assim, saber "de cor" é o cobtrário de "decoreba", ser obrigado a decorar alguma coisa que não nos interessa... Quando pesquisamos um assunto que gostamos, como é o seu caso, se levamos a pesquisa a sério [isto é, com disciplina e paixão], tudo que aprendemos passamos a saber "de cor", incorporamos este conhecimento e nunca mais o perdemos...
Parabéns pelo trabalho!
Prof. Raul

Unknown disse...

acho que uma estrela nao e tudo isso em tamanho nao ,esta escrito nas Sagradas Escrituras que :no ultimo dia ( dia do juizo )o sol se escurecera ,a lua nao dara seu brilho,as potencias do ceu sera abalada e as estrelas cairao por terra .isso prova que sao bem menores que a terra abraços ...

PLAERHARDCORE disse...

Reinaldo Izidio, tenho uma interpretação diferente para esse versículo:

"no ultimo dia ( dia do juizo )o sol se escurecera ,a lua nao dara seu brilho,as potencias do ceu sera abalada e as estrelas cairao por terra"

Esse versículo, n diz que as estrelas literalmente cairão na terra, mas sim q serão destruídas!

Por ex: Tem um rap q eu gosto de ouvir "Batman vs Superman" (Tenho 25 anos), e uma das partes desse rap tem escrito isso "Não importa o seu poder vc caíra por terra".

Ou seja, esse caíra por terra, significa MORRER/SER DERROTADO.
Não necessariamente q ele irá literalmente cair na terra.

Agr em relação a postagem, MT OBG pela explicação! Deu uma ajudada!

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios